18/08/2015 às 13h44min

Curso de Educação Infantil Berçário

Com a atribuição de proporcionar oportunidades de capacitação à comunidade de Goioerê e região, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri, está promovendo mais um curso de extensão através da Universidade Aberta do Brasil - Polo UAB de Goioerê, em parceria com a Secretaria de Educação e com o Câmpus Regional de Goioerê - UEM. Nesta conjuntura, informa que o Curso de Educação Infantil - Berçário, com a carga horária de 60 horas, será ministrado pelo Pedagogo  e especialista Adriano Hidalgo Fernandes com a Psicóloga Daniela Lara, no Auditório do Câmpus da UEM em Goioerê, na modalidade semipresencial. O ensejo inicia no dia 22/08/15 a partir das 14 horas. O público que tiver interesse em participar, deverá preencher o formulário disponibilizado no site da Fundação de Apoio -FADCT. Para tanto, o valor do investimento será de R$ 50,00, podendo ser efetivada a inscrição nos estabelecimentos do Polo UAB de Goioerê.
O Diretor/Presidente da FADCT Pedro Ribeiro, convida os professores de Educação Infantil que atuam no  berçário, professores do Pré-Escolar, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e demais profissionais interessados: pedagogos, psicólogos, acadêmicos,  terapeutas ocupacionais , professores de todos os níveis de ensino e comunidade em geral, enfatizando que 
Educar é possibilitar às crianças situações de aprendizagem e de socialização, isto é, de desenvolvimento de suas potencialidades  e não de adestramento em comportamentos e conhecimentos. Quando a criança começa a frequentar os CMEI, ela deve ter a oportunidade de conviver com um grupo de crianças para brincar, interagir e conversar em um ambiente social de aceitação e de confiança, ou seja, um espaço social criado especialmente para acolhê-la. E ainda, de acordo com Pedro Ribeiro, a

s crianças ainda muitas pequenas não podem ser vistas apenas como seres frágeis, incapazes ou imaturos. A complexidade de sua genética, sua capacidade neuronal e suas competências sensoriais e sociais nos levam a acreditar que são indivíduos com múltiplas condições de interagir e de aprender desde o nascimento, contanto que estejam rodeadas por pessoas que os acolham e os sustentem emocionalmente. As diferentes formas de aprender das crianças  são baseadas em suas decisões  e iniciativas. Em vez de  planejarmos atividades a serem "aplicadas" com os bebês , devemos considerar outros elementos  , como o tempo,, o espaço, os materiais, a organização do grupo e o tipo de intervenção a ser realizadas pelo adulto.  Frisou ele.

 

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